A Ciência nos Jardins de Infância
Integrado na Semana da Ciência, que o Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado comemorou entre os dias 23 e 27 de Maio, e no Plano para a Implementação Vertical do Ensino Experimental das Ciências, teve lugar uma visita de Docentes de Ciências Físicas e Naturais da Escola Sede, a todos os Jardins de Infância do Agrupamento, para promover o contacto das crianças com profissionais de ciência e a realização de experiências interactivas.
Estes encontros reforçam a utilização de processos de conhecimento da realidade para satisfazer a curiosidade natural das crianças, desenvolvendo a capacidade de compreender a Natureza e a Tecnologia e a sua aplicação.
Registe-se o testemunho de dois alunos do Jardim do Carrascal, relativo a uma experiência onde identificaram o movimento de um foguetão com o de um balão-foguetão: “Há ciência na subida de um foguetão porque sem o fogo não subia. Os cientistas têm que pensar e observar com atenção para descobrir como funciona.Os homens imaginaram o foguetão, primeiro fizeram o desenho e depois construíram o foguetão igual ao desenho:”
No Jardim de Infância de Ruães, as crianças destacaram o uso da lupa com a qual conseguiram ver o pólen das flores e as patas peludas e olhos gigantes da mosca e de um besouro que a Daniela apanhou no recreio.
As educadoras de Merelim de S. Paio referem que as Ciências Experimentais estão inseridas na área de conteúdo do Conhecimento do Mundo e que os desafios nesta área, com experiências que decorrem do quotidiano das crianças, são de grande importância na promoção da sua literacia científica, de base experimental, por “alimentarem” a curiosidade e estimularem o seu desenvolvimento cognitivo e emocional. 
As crianças dos Jardins de Infância de Panioas, Merelim S. Pedro e Padim da Graça aderiram com muito agrado, manifestando alguns conhecimentos adquiridos em experiências anteriores.
Os dinamizadores desta actividade entendem que foram excedidos os objectivos previstos e destacam a qualidade do serviço prestado nos Jardins de Infância do Agrupamento na relação Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA).
  Maria Raquel Santiago
Angelina Pimenta
Augusta  Almendra
Fátima Oliveira

Sem comentários: