XI Encontro Distrital de Clubes da Floresta em Celorico de Basto - 27 de Maio de 2011
              
               Uma medalha pelo 2.º lugar na Prova e muita alegria no Clube Floresta d’Água

O XI Encontro Distrital de Clubes da Floresta contou com a participação de  cerca de 34 Clubes da Floresta/Escolas, envolvendo cerca de  1400 alunos e professores.
Os objectivos definidos ultrapassaram as expectativas iniciais, face ao sucesso na participação dos alunos do Clube Floresta d’Água no XI Encontro Distrital.
O Encontro Distrital resultou de uma parceria da Coordenação Distrital de Braga dos Clubes da Floresta/Prosepe com o Município de Celorico de Basto, liderada pelo Pelouro da Educação, Desporto, Ambiente, Cultura e Turismo, envolvendo o Gabinete Técnico Florestal do Município e as escolas do concelho.  A actividade teve também o apoio de outras entidades distritais (Municípios do Distrito de Braga e de Montalegre, DREN, Serviço Distrital de Protecção Civil e Bombeiros, Comando Distrital da GNR e Gabinete de Segurança do Ministério da Educação).
A actividade é uma iniciativa que visa promover o desenvolvimento de competências (conhecimentos, valores e atitudes),  nomeadamente, incutir o gosto pelo Ambiente e pela Floresta , motivar  as crianças e jovens para a sua preservação e sensibilizá-los para a prevenção dos fogos florestais.
Uma novidade deste ano lectivo do Clube Floresta d’Água foi a participação, pela primeira vez, de alunos do 2.º Ciclo e a articulação do Clube com o docente Miguel Lima de Educação Especial para a integração da aluna Marta Isabel Gomes, do 7.ºE, nesta actividade.
O Clube destacou-se na classificação da prova do percurso pedestre realizado durante a manhã, do qual constava um questionário com 33 questões, alcançando o 2.º lugar entre os Clubes da Floresta do 3.ºCiclo. Esta classificação foi vivenciada com muito orgulho e muita alegria quando foi anunciada e subiram ao palco, Coordenadora e Delegada do Clube, para receber os prémios, entre eles a honrosa medalha do Município de Celorico de Basto. O Clube destacou-se, ainda, numa actuação de palco com a participação especial da aluna Elsa Meneses do 9.ºB, num momento musical com a canção “Hell The World”, acompanhada com uma encenação de grupo transmitindo a mensagem de que devemos construir um mundo melhor. A mesma aluna ainda teve tempo para pintar o logótipo do Clube Floresta d’Água no rosto das colegas do Clube, revelando mais uma habilidade artística que reforçou os laços afectivos entre os alunos deste Clube da Floresta e marcou alguma diferença do mesmo, no âmbito da educação na cidadania.
A aluna Ângela Barbosa, do 9.ºB, Delegada do Clube Floresta d’Água e Presidente da Associação de Estudantes, destacou-se, mais uma vez, pela sua capacidade de liderança, de espírito ecológico e pelo sentido de responsabilidade na participação e mobilização dos elementos do Clube.   
A presença da figura mediática do Professor Marcelo Rebelo de Sousa na cerimónia de entrega de prémios e as suas palavras para os mais jovens foram muito apreciadas e valorizadas, sendo essa admiração manifestada nos autógrafos que mostravam com muito orgulho.
Os docentes que acompanharam os alunos nesta jornada pedagógica consideraram que a actividade foi um sucesso e que o Clube da Floresta espelhou uma imagem de qualidade da nossa Escola e de trabalho profícuo em defesa da floresta e do ambiente.
A Coordenadora do Clube agradece aos docentes que participaram neste Encontro, professores Ricardo Poças e Miguel Lima, pela disponibilidade, colaboração e empatia que desenvolveram com todos os alunos.
A Coordenadora agradece, ainda, à Associação de Pais e Encarregados de Educação pelo apoio financeiro prestado na concretização desta actividade, que foi essencial para que a merecida medalha fizesse parte do espólio de prémios da nossa Escola.
Parabéns Clube Floresta d’Água pelo trabalho e sucesso da vossa participação nesta actividade.

A Coordenadora do Clube Floresta d’Água,
Dolores Leite

Sem comentários: