No passado dia 23 de Fevereiro, os alunos da turma PC1 – 2º ano (CEF de Práticas Comerciais), sob orientação dos docentes da Equipa Pedagógica, acolheram na nossa escola, um grupo de catorze idosos acompanhados por duas técnicas, do Centro Social e Paroquial de Mire de Tibães. Como é habitual nas actividades desenvolvidas pelos alunos da turma PC1 – 2º ano, que envolvem a Comunidade Escolar, foi elaborado um cartaz de divulgação do evento, um certificado de presença e um brinde para assinalar o evento.

O programa foi delineado pela Equipa Pedagógica de acordo com os gostos e capacidades dos convidados, neste caso os idosos, sem descurar os dos alunos.

 “Chá com Letras” – Biblioteca

Para receber os idosos, foi montada uma mesa, devidamente decorada e guarnecida por iguarias e os idosos puderam tomar um reconfortante chá, enquanto desfrutavam das surpresas que os alunos tinham preparado…
A música para animar e quebrar qualquer constrangimento inicial…
O professor Américo Rodrigues, em grande “estilo” a cantar as músicas que brilhantemente interpretou…

Depois o momento de leitura com a professora Ernestina Pinheiro a ler o conto "A criação das Estações do Ano" de Fernando Pinheiro…


“Aula de Ginástica” – Pavilhão Gimnodesportivo
Na primeira parte, correspondente ao aquecimento, os idosos tiveram oportunidade de recordar uma dança tradicional portuguesa – “O Regadinho” que com entusiasmo todos dançaram.
Na segunda parte da aula, realizaram exercícios para desenvolver a força e a tonicidade do trem superior, médio e inferior utilizando para tal uma cadeira, pois deste modo todos teriam oportunidade de realizar os exercícios propostos, independentemente da sua aptidão.


“Almoço” – Cantina
Para o almoço, juntaram-se as mesas, colocaram-se toalhas de tecido, ornamentadas por um arranjo de flores, para se dar um ar "mais familiar" à refeição. Os alunos e professores estiveram de “serviço à mesa”, assegurando a satisfação dos pedidos de cada “cliente”…
Idosos, técnicas, alunos e professores partilharam mais um momento de fraterno convívio…



“Visionamento de Filme” – Auditório



Seguiu-se o corte do Bolo e depois a despedida…


O encerramento foi efectuado com outro momento musical, proporcionado pela professora Leonilde Ribeiro que generosamente encantou os presentes com três fados de Amália Rodrigues.
Como ambos os grupos partilham o gosto pelo cinema, foi escolhido um filme que contemplasse ambos os “actores” do dia – idosos e alunos. “Cinema Paraíso”, do realizador Giuseppe Tornatore, um filme premiado pelo Festival de Cannes em 1989 e pela Academia de Hollywood, no ano seguinte na categoria de "Melhor Filme Estrangeiro".

Por último, no relaxamento, para além de se retornar à calma concluiu-se a sessão com um forte abraço entre todos os intervenientes.

2 comentários:

Anónimo disse...

Nao gostei pois nao provei o bolo

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.