No passado dia 11 de Março, realizou-se a Gala Em busca das 7 Maravilhas de entre Mosteiro e Cávado. Este evento, dinamizado pelo Curso de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário (EFA S1) do Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado, iniciou-se pelas 21h00, na Quinta da Mainha (Panoias), e teve como principal finalidade divulgar as 7 Maravilhas vencedoras de entre as 19 maravilhas a concurso, respeitantes ao património arquitectónico histórico, natural e imaterial das freguesias de Panoias, Merelim S. Pedro, Merelim S. Paio, Mire de Tibães e Padim da Graça.
A Gala foi apresentada por três formados do Curso EFA S1 e a abertura e o encerramento da mesma ficaram a cargo do Grupo Equipa de Dança do Desporto Escolar, coordenado pela professora Fátima Ferraz, com uma coreografia do tema The Time (Dirty Bit), dos Black Eyed Peas, tendo, ainda, contado com diversas actuações musicais e de dança, nomeadamente a interpretação do tema What is hip? dos Tower of Power, pelo 6.º D, coordenado pelo professor de Educação Musical, José Duarte Antunes, dois momentos de fado, Ó Gente da Minha Terra e Foi Deus, protagonizados pela formadora Leonilde Pereira, um momento de danças de salão pelo Clube Namorar a Dança de Vila Verde e duas actuações do Grupo Coral de Mire de Tibães, com os temas Laudate Dominum e Nossa Senhora Faz Meia.
Durante a Gala foram, ainda, entregues certificados de “Candidato a Maravilha” a cada uma das 19 Maravilhas a concurso e dados a conhecer os padrinhos externos, figuras ilustres de cada uma das freguesias, e internos, formandos do Curso EFA S1, das respectivas maravilhas. O ponto alto do evento centrou-se na entrega, por parte dos formadores, do mediador e do Director do Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado, dos troféus das 7 Maravilhas vencedoras, criados pela professora Carla Gaspar. Assim, as Maravilhas mais votadas de cada uma das freguesias foram: Jardim do Quintalejo (Padim da Graça), com 671 votos, Casa da Mainha (Panoias), com 698 votos, Custódia (Merelim S. Pedro), com 711 votos, Cruzeiro de Tibães (Mire de Tibães), com 817 votos e a Ponte de Prado (Merelim S. Paio), com 920 votos e as duas Maravilhas mais votadas no total das 19 Maravilhas foram a Cerca do Mosteiro de S. Martinho de TIbães, com 935 votos e o primeiro lugar coube ao Mosteiro de S. Martinho de TIbães, com 1175 votos.
A Gala contou com a presença de todos os elementos da Direcção do Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado, um representante da DREN, os elementos da Associação de Pais/Encarregados de Educação da EB 2,3 do Cávado, os membros das autarquias locais e o espaço gentilmente cedido pela co-proprietária da Quinta da Mainha, Ana Guedes Machado, veio a revelar-se pequeno para acomodar uma assistência de mais de 250 pessoas, na sua maioria pertencentes à comunidade local, pelo que esta actividade de carácter pedagógico e formativo transpôs as fronteiras do Agrupamento, mobilizando activamente a comunidade das freguesias acima mencionadas e tendo dado um contributo significativo, quer na divulgação das Maravilhas locais, quer na sensibilização para a importância da preservação do património local.
Os dinamizadores da actividade agradecem a todos aqueles que, directa ou indirectamente, contribuíram para o sucesso da mesma.

Sem comentários: