PROJECTO DESPORTO ESCOLAR


Estamos na recta final de mais um ano lectivo e mais uma vez foram várias as actividades dinamizadas pelo Desporto Escolar em parceria com a secção disciplinar de Educaçao Física, nomeadamente: o Corta-Mato Escolar, o Corta-Mato Distrital, os torneio inter-turmas (futsal, badminton, ténis de mesa, voleibol), o II Tornio de Boccia do Cávado, as Mini-Olimpíadas de Atletismo e o Dia da Educação Física. O grupo/ equipa de Badminton participou em três competições ao longo do ano, a saber: na Escola E.B. 2,3 de Moure, na Escola E.B. 2,3 de Palmeira e na Escola E.B. 2,3 André Soares (Braga).
No que concerne ao grupo/equipa de Boccia participou em duas competições, nomeadamente na Escola E.B. 2,3 de Amares e na Escola Secundária de Maximinos. De salientar que o aluno David Cunha, atleta deste grupo/ equipa e a sua acompanhante técnica a aluna Cláudia Roriz ou Rita Peixoto, ficaram apurados para participarem no Torneio Regional de Boccia que decorreu em Espinho. De realçar também o trabalho desenvolvido pela assistente operacional do David, D. Cecília, que sempre se prontificou a ajudar em todas as tarefas necessárias.

O grupo de Dança, em parceria com outros projectos do Agrupamento, participou na Comemoração do Dia da Escola sem Tabaco (projecto PESSES) e na, Comemoração do Dia Mundial da Árvore, tal como tinha sido previsto, realizando uma “Árvore Humana”, através da realização de uma pirâmide de ginástica acrobática (projecto PROSEPE e com a Biblioteca Escolar). Ainda, este grupo/equipa participou na entrega de prémios da actividade intitulada: “Em Busca das 7 Maravilhas entre Mosteiro e Cávado”, que decorreu na Quinta da Mainha no dia 11 de Março. Este grupo participou sempre nas festas realizadas no Agrupamento, tais como a Festa de Natal e a Festa da Primavera.
O grupo de Dança participou em vários encontros inter-escolas de Actividades Rítmicas e Expressivas nomeadamente nas Escolas E.B. 2,3 André Soares (Braga), no Colégio La Salle (Barcelinhos) e na Escola E.B. 2,3 Júlio Brandão (Famalicão). No dia 6 de Abril participou no grande encontro distrital de Actividades Rítmicas e Expressivas e Desportos Gímnicos denominado Gim em Festa’11, que decorreu na Universidade do Minho.
O grupo/ equipa de Ténis de Mesa também participou em várias competições inter-escolas, nomeadamente na Escola Básica e Secundária Padre Martins Capela (Terras de Bouro), na Escola E.B. 2,3 Francisco Sanches (Braga), na Escola Secundária Henrique Medina (Esposende) e na Universidade do Minho. Dois encontros foram realizados na nossa escola. Devido à prestação dos atletas deste grupo, estes passaram à fase seguinte pelo que competiram com atletas de outros distritos, passando assim à fase regional.
Os professores responsáveis pelos vários grupos/ equipas do Desporto Escolar não podiam deixar de enaltecer o empenho, a dedicação e o entusiasmo demonstrado por todos os alunos que integram os vários grupos/equipas nas modalidades de Badminton, Boccia, Dança e Ténis de Mesa, quer ao longo de todos os treinos, quer nas competições inter-escolares.
De salientar o enriquecimento pesssoal adquirido pelos alunos aquando o inter-cambio com outras escolas, pois é verificável o convívio, a camaradagem, a amizade, a partilha, o respeito e a troca de experiências entre os jovens. Deste modo, o Desporto Escolar deve ser encarado como uma valência que permite proporcionar aos alunos a aquisição destes hábitos, de forma contínua, organizada, orientada e de livre escolha. O desporto escolar visa especificamente a promoção da saúde e condição física, a aquisição de hábitos e condutas motoras e o entendimento do desporto como factor de cultura, estimulando sentimentos de solidariedade, cooperação, autonomia e criatividade. O Desporto Escolar constitui um instrumento de grande relevo e utilidade no combate ao insucesso escolar e de melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.

Sem comentários: