Actividades da Semana da Ciência e da Tecnologia promovem a literacia científica
Na Semana da Ciência e da Tecnologia, que decorreu de 22 a 26 de Novembro, a Secção de Ciências dinamizou três tipos de actividades às quais foram atribuídos nomes específicos de acordo com os objectivos propostos. Assim, a actividade designada "Ciência no Laboratório" foi um espaço dinamizado no dia 23 de Novembro, na sala do aluno, com arealização de actividades de laboratório interactivas, em parceria com técnicos de saúde do Intituto Superior de Saúde do Alto Ave (ISAVE). A exposição "Ciência em casa/ciência na família", esteve patente ao longo da Semana C&T com a apresentação de brinquedos científicos dos alunos e permitiu a criação de um ambiente pedagógico e lúdico que atraiu muitos alunos, despertando a curiosidade e sensibilidades para a relação "Ciência, tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Os alunos tiveram oportunidade de experimentar telescópios, um dos microscópios  e o caleidoscópio disponíveis e de conhecer outros objectos científicos. Outra actividade de destaque na semana C&T foi o Concurso "Ciência online" intitulado "Liga-te à Ciência", que consistiu em 24 questões de escolha múltipla, desafio no qual os alunos participaram recorrendo à plataforma Moodle. As actividades organizadas pela Secção de Ciências pautaram-se pela primazia na participação e interesse dos alunos nas iniciativas propostas.

A Representante da Secção de Ciências 

O bolo na caneca ... na Biblioteca na Semana da C & T.
 A Química e a Física explicam!


Cheirou bem na biblioteca e soube muito melhor aos alunos da Escola 2,3 do Cávado ao saborearem o bolo de chocolate na caneca que os finalistas prepararam para os colegas mais novos, na Semana da Ciência e da Técnica, entre 22 e 26 de Novembro.
Foram várias surpresas numa só ida à Biblioteca, por convite dos alunos do 9º ano: a confecção de um bolo na Biblioteca, a confecção de um bolo numa caneca em três minutos, no microondas, a explicação que a CIÊNCIA tem para o êxito do produto final - o bolo, a presença da CIÊNCIA na cozinha das nossas casas e, principalmente, a degustação de um bolo delicioso na biblioteca, onde apenas é suposto tratar de livros.
Mas os livros, os LIVROS que falam de aspectos surpreendentes da CIÊNCIA também lá estavam, e continuam a estar à disposição de todos. Alguns bem curiosos, vejam os testemunhos de alguns alunos no Placard das Notícias da Ciência.

Referidos os ingredientes e o procedimento para a execução da receita e enquanto se esperava que o bolo ficasse pronto, os alunos mais velhos explicaram que na confecção de um bolo, na biblioteca ou na cozinha de cada um, usamos aspectos da CIÊNCIA que estudamos na escola, na disciplina de Ciências Físico-Químicas.
Relevamos apenas dois aspectos do que, na gastronomia molecular se chama bolo esponja: o papel do fermento, que contém um ácido e uma base - o bicarbonato de sódio - que no seio de substância líquida, contendo água, reagem entre si, produzindo milhões de bolinhas – o dióxido de carbono - que vão contribuir para tornar os bolos mais leves. A farinha em contacto com um líquido – leite ou outro - faz com que as proteínas nela existentes se liguem entre si e formem como que uma “rede forte e elástica” – o glúten. Consoante a preparação culinária que estamos a fazer é desejável ou não que esta rede se forme. Ela é desejável quando fazemos pão, ou massa folhada, mas não é desejável quando fazemos um bolo, uma massa de tarte ou crepes, pois torná-los-ia duros. Nestes casos apenas se deve envolver cuidadosamente a farinha com os restantes componentes.
Para que a experiência poça ser feita por todos, fica a receita e bom apetite.

Bolo na Caneca
Ingredientes
1 ovo pequeno
4 colheres (sopa) de leite
2 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa)de farinha de trigo
1 colher ( café) de fermento em pó

Procedimento
Coloque o ovo na caneca e bata bem com o garfo.
Acrescente o óleo, o açúcar, o leite, o chocolate e bata mais.
Acrescente a farinha e o fermento e envolva delicadamente.
Leve ao microondas na potência máxima durante 3 minutos.
Nota: A medida da colher é sempre rasa.


                                              Alunos do 9º ano e a Professora Maria Raquel Santiago

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