I Mostra de Boccia

A comemoração do dia Internacional do Cidadão Portador de Deficiência culminou com a realização da I.ª Mostra de BOCCIA na E.B.2,3 do Cávado, no dia dez de Dezembro.
A actividade consistiu na apresentação da modalidade desportiva de BOCCIA na dupla dimensão teórico-prática. A sessão teórica consistiu de uma palestra sobre o desporto adaptado que decorreu no auditório, sob a orientação Professor Simão Matos; uma sessão de autógrafos pelo atleta paralímpico de Boccia do Sporting Clube de Braga, José Carlos Macedo; uma exposição de fotografia e um Torneio inter-escolas de Boccia.
Participaram atletas de quatro escolas do distrito: Agrupamento de Escolas de Amares, do EB2,3 Monsenhor Elísio Araújo do Pico de Regalados, a Escola Secundária de Maximinos e a EB2,3 do Cávado.
Neste evento foi lembrado o direito à inclusão, à igualdade, à prática desportiva com os mesmos direitos consagrados na constituição para todos os cidadãos e em particular para os cidadãos com Necessidades Educativas Especiais, também que sejam eliminadas as barreiras e sejam provida maior acessibilidade.
Todos estes atletas devem ser tidos como exemplo de força e vontade, a seguir. Heróis do dia-a-dia que fazem um esforço notável para vencer.
Este evento só foi possível com a participação e colaboração dos alunos, famílias, Sporting Clube de Braga, Câmara Municipal de Braga, Projecto Desporto Escolar, Equipa da Educação Especial e outros docentes e funcionários.
Patrocinaram esta actividade as seguinte entidades: Associação de Pais da EB2,3 do Cávado, Junta de Freguesia de Panóias, Junta de Freguesia de Merelim S. Paio, Eurest, FDG Fiação da Graça, S.A, Finibanco, Iluminho, Móveis Jacinto e Companhia Hortícola do Minho  
Esta iniciativa teve por objectivos promover o respeito pela diferença; promover uma Escola Inclusiva e incentivar a entreajuda, desenvolver atitudes que respeitem a igualdade de oportunidades; promover o conhecimento sobre a modalidade; promover a articulação inter-escolas; conhecer as regras da modalidade; e motivar os alunos para o conhecimento e valorização da prática desportiva de pessoas com Necessidades Educativas Especiais.



Sem comentários: