Concurso “Uma Aventura no Reino da Matemática”

Em parceria com a BE/CRE, a Secção Disciplinar de Matemática dinamizou o Concurso Literário, ao qual os alunos concorreram com um texto narrativo, subordinado ao tema “Uma Aventura no Reino da Matemática”.
O júri do concurso foi constituído pelas professoras Ana Maria Lopes, Fátima Sara Lucas, Ernestina Pinheiro e Sílvia Carvalho, que tiveram a árdua tarefa de seleccionar o melhor trabalho de cada ciclo.
Das cerca de cinco dezenas de textos entregues, destacaram-se os alunos: Gabriela Freitas da EB1 de Panoias – turma A4; João Pedro Rodrigues do 5º C e Alexandra F. R. da Costa Alves e Mafalda F. R. da Costa Alves, ambas do 7. C.
A todos os nossos parabéns!  





EXPOSIÇÃO “CONTAR E ILUSTRAR O MOSTEIRO”

A exposição «Contar e ilustrar o Mosteiro» resultou da parceria estabelecida pelo Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado com o Mosteiro de Tibães e integra-se nos projectos Connecting Classrooms e aler+.
Trata-se de um projecto de sensibilização para o conhecimento e preservação do património cultural e histórico deste Mosteiro, dirigido aos alunos do agrupamento e devidamente enquadrado na área curricular não disciplinar de Área de Projecto.
“Contar e ilustrar o Mosteiro” pretendeu dar significado plural às leituras dos alunos, centradas nos seus interesses e motivações, tendo como suporte a leitura e a pesquisa bibliográfica, numa primeira fase.
A produção de narrativas pelos alunos do 4º ano e do 2º ciclo despoletou a criação de ilustrações executadas por estes alunos que, posteriormente, foram trabalhadas digitalmente pelos alunos do 8º ano.
A criação de esculturas, os e-books, registo vídeo, o desenho e a pintura digital complementaram este projecto dotado de dinâmicas interdisciplinares e colaborativas.
Do projecto “Geometria nos espaços do Mosteiro” desenvolvido, igualmente, pelos alunos do 8º ano resultou numa colecção de postais ilustrativa de alguns espaços emblemáticos do Mosteiro.
Despertar nos alunos o gosto pelo conhecimento do património que os rodeia, ancorado no prazer de ler e de criar, com o objectivo de estimular a criatividade e uma maior aproximação dos alunos à riqueza arquitectónica e cultural deste local, constituiu um dos grandes objectivos deste projecto.





Tecnic´Arte
A Tecnic´arte é uma actividade de integração e que familiariza os alunos para uma nova realidade. Foi organizada para os dias 6, 7,8 e 9 de Junho de acordo com planificação para o efeito e em articulação com os docentes de Ciências. Esta actividade constou de uma visita guiada pelos vários espaços: portaria, sala do aluno, buffet, papelaria, reprografia, secretaria, sala de música, salas de informática, laboratório de matemática, centro de aprendizagem, biblioteca e almoço na cantina.
Foi com muita alegria e entusiasmo que os alunos das EB1 de Panóias, Carrascal, Ruães, Padim da Graça, Merelim S.Paio e Merelim S.Pedro participam activamente nesta actividade.
É sempre muito interessante as crianças contactarem com diferentes realidades e, neste caso, ainda mais porque lhes permite tomar consciência do que vão enfrentar no próximo ano lectivo. Embora para muitos alunos a escola já seja sua “conhecida” por esporádicos momentos, há muitos aspectos em que beneficiam: a visita a salas onde se desenvolvem actividade lectivas permitindo a comunicação com outros alunos e a interacção/participação nas actividades em desenvolvimento orientadas pelos professores
Bastante positiva na organização e consecução das actividades, quer em salas de aula de EVT quer nas actividades que lhes foram propostas na EB 2,3 podemos considerar que esta visita favorece os alunos que irão frequentar a escola, no conhecimento dos espaços e no funcionamento da mesma.
É, sem dúvida, importante continuarmos a desenvolver esta actividade e, quem sabe, outras que favoreçam a colaboração entre as escolas do 1º ciclo, os alunos do 4ºano de escolaridade, e a EB2,3 do Cávado.

Na disciplina de EVT o quinto ano, durante o terceiro período tem como conteúdos para serem leccionados «Material» e «Trabalho». O 5º D, E e F após explicadas as etapas do desenho de observação de uma garrafa, elaboraram de seguida os seus projectos individuais com vista a reutilização de garrafas de vidro – a que demos o nome GARRAFAS CRIATIVAS.
Aqui estão alguns dos êxitos dos nossos alunos, de acordo com as etapas de trabalho necessárias à conclusão.




XI Encontro Distrital de Clubes da Floresta em Celorico de Basto - 27 de Maio de 2011
              
               Uma medalha pelo 2.º lugar na Prova e muita alegria no Clube Floresta d’Água

O XI Encontro Distrital de Clubes da Floresta contou com a participação de  cerca de 34 Clubes da Floresta/Escolas, envolvendo cerca de  1400 alunos e professores.
Os objectivos definidos ultrapassaram as expectativas iniciais, face ao sucesso na participação dos alunos do Clube Floresta d’Água no XI Encontro Distrital.
O Encontro Distrital resultou de uma parceria da Coordenação Distrital de Braga dos Clubes da Floresta/Prosepe com o Município de Celorico de Basto, liderada pelo Pelouro da Educação, Desporto, Ambiente, Cultura e Turismo, envolvendo o Gabinete Técnico Florestal do Município e as escolas do concelho.  A actividade teve também o apoio de outras entidades distritais (Municípios do Distrito de Braga e de Montalegre, DREN, Serviço Distrital de Protecção Civil e Bombeiros, Comando Distrital da GNR e Gabinete de Segurança do Ministério da Educação).
A actividade é uma iniciativa que visa promover o desenvolvimento de competências (conhecimentos, valores e atitudes),  nomeadamente, incutir o gosto pelo Ambiente e pela Floresta , motivar  as crianças e jovens para a sua preservação e sensibilizá-los para a prevenção dos fogos florestais.
Uma novidade deste ano lectivo do Clube Floresta d’Água foi a participação, pela primeira vez, de alunos do 2.º Ciclo e a articulação do Clube com o docente Miguel Lima de Educação Especial para a integração da aluna Marta Isabel Gomes, do 7.ºE, nesta actividade.
O Clube destacou-se na classificação da prova do percurso pedestre realizado durante a manhã, do qual constava um questionário com 33 questões, alcançando o 2.º lugar entre os Clubes da Floresta do 3.ºCiclo. Esta classificação foi vivenciada com muito orgulho e muita alegria quando foi anunciada e subiram ao palco, Coordenadora e Delegada do Clube, para receber os prémios, entre eles a honrosa medalha do Município de Celorico de Basto. O Clube destacou-se, ainda, numa actuação de palco com a participação especial da aluna Elsa Meneses do 9.ºB, num momento musical com a canção “Hell The World”, acompanhada com uma encenação de grupo transmitindo a mensagem de que devemos construir um mundo melhor. A mesma aluna ainda teve tempo para pintar o logótipo do Clube Floresta d’Água no rosto das colegas do Clube, revelando mais uma habilidade artística que reforçou os laços afectivos entre os alunos deste Clube da Floresta e marcou alguma diferença do mesmo, no âmbito da educação na cidadania.
A aluna Ângela Barbosa, do 9.ºB, Delegada do Clube Floresta d’Água e Presidente da Associação de Estudantes, destacou-se, mais uma vez, pela sua capacidade de liderança, de espírito ecológico e pelo sentido de responsabilidade na participação e mobilização dos elementos do Clube.   
A presença da figura mediática do Professor Marcelo Rebelo de Sousa na cerimónia de entrega de prémios e as suas palavras para os mais jovens foram muito apreciadas e valorizadas, sendo essa admiração manifestada nos autógrafos que mostravam com muito orgulho.
Os docentes que acompanharam os alunos nesta jornada pedagógica consideraram que a actividade foi um sucesso e que o Clube da Floresta espelhou uma imagem de qualidade da nossa Escola e de trabalho profícuo em defesa da floresta e do ambiente.
A Coordenadora do Clube agradece aos docentes que participaram neste Encontro, professores Ricardo Poças e Miguel Lima, pela disponibilidade, colaboração e empatia que desenvolveram com todos os alunos.
A Coordenadora agradece, ainda, à Associação de Pais e Encarregados de Educação pelo apoio financeiro prestado na concretização desta actividade, que foi essencial para que a merecida medalha fizesse parte do espólio de prémios da nossa Escola.
Parabéns Clube Floresta d’Água pelo trabalho e sucesso da vossa participação nesta actividade.

A Coordenadora do Clube Floresta d’Água,
Dolores Leite
A Ciência nos Jardins de Infância
Integrado na Semana da Ciência, que o Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado comemorou entre os dias 23 e 27 de Maio, e no Plano para a Implementação Vertical do Ensino Experimental das Ciências, teve lugar uma visita de Docentes de Ciências Físicas e Naturais da Escola Sede, a todos os Jardins de Infância do Agrupamento, para promover o contacto das crianças com profissionais de ciência e a realização de experiências interactivas.
Estes encontros reforçam a utilização de processos de conhecimento da realidade para satisfazer a curiosidade natural das crianças, desenvolvendo a capacidade de compreender a Natureza e a Tecnologia e a sua aplicação.
Registe-se o testemunho de dois alunos do Jardim do Carrascal, relativo a uma experiência onde identificaram o movimento de um foguetão com o de um balão-foguetão: “Há ciência na subida de um foguetão porque sem o fogo não subia. Os cientistas têm que pensar e observar com atenção para descobrir como funciona.Os homens imaginaram o foguetão, primeiro fizeram o desenho e depois construíram o foguetão igual ao desenho:”
No Jardim de Infância de Ruães, as crianças destacaram o uso da lupa com a qual conseguiram ver o pólen das flores e as patas peludas e olhos gigantes da mosca e de um besouro que a Daniela apanhou no recreio.
As educadoras de Merelim de S. Paio referem que as Ciências Experimentais estão inseridas na área de conteúdo do Conhecimento do Mundo e que os desafios nesta área, com experiências que decorrem do quotidiano das crianças, são de grande importância na promoção da sua literacia científica, de base experimental, por “alimentarem” a curiosidade e estimularem o seu desenvolvimento cognitivo e emocional. 
As crianças dos Jardins de Infância de Panioas, Merelim S. Pedro e Padim da Graça aderiram com muito agrado, manifestando alguns conhecimentos adquiridos em experiências anteriores.
Os dinamizadores desta actividade entendem que foram excedidos os objectivos previstos e destacam a qualidade do serviço prestado nos Jardins de Infância do Agrupamento na relação Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA).
  Maria Raquel Santiago
Angelina Pimenta
Augusta  Almendra
Fátima Oliveira