Cabazes de Natal organizados pela equipa do Projecto Solidariedade Activa em articulação com o Projecto Artes e Ofícios, para oferecer às famílias carenciadas da Comunidade Escolar.
 Eco Natal
As crianças do Jardim de Infância de Panoias tendo como motivação a história contada pela educadora Graça Pinheiro “Sei Tudo Sobre O Pai Natal”, observaram, investigaram e concluíram que o Pai Natal Existe. Partindo desta conclusão elaboraram um registo do qual resultou o postal gigante com que participaram na exposição realizada na sede do Agrupamento.


Decoração dos espaços escolares, com motivos alusivos ao Natal - Trabalhos realizados pelos alunos do 2º e 3º Ciclo, na disciplina de Ed. Visual e Tecnológica e  Ed. Visual


I Mostra de Boccia

A comemoração do dia Internacional do Cidadão Portador de Deficiência culminou com a realização da I.ª Mostra de BOCCIA na E.B.2,3 do Cávado, no dia dez de Dezembro.
A actividade consistiu na apresentação da modalidade desportiva de BOCCIA na dupla dimensão teórico-prática. A sessão teórica consistiu de uma palestra sobre o desporto adaptado que decorreu no auditório, sob a orientação Professor Simão Matos; uma sessão de autógrafos pelo atleta paralímpico de Boccia do Sporting Clube de Braga, José Carlos Macedo; uma exposição de fotografia e um Torneio inter-escolas de Boccia.
Participaram atletas de quatro escolas do distrito: Agrupamento de Escolas de Amares, do EB2,3 Monsenhor Elísio Araújo do Pico de Regalados, a Escola Secundária de Maximinos e a EB2,3 do Cávado.
Neste evento foi lembrado o direito à inclusão, à igualdade, à prática desportiva com os mesmos direitos consagrados na constituição para todos os cidadãos e em particular para os cidadãos com Necessidades Educativas Especiais, também que sejam eliminadas as barreiras e sejam provida maior acessibilidade.
Todos estes atletas devem ser tidos como exemplo de força e vontade, a seguir. Heróis do dia-a-dia que fazem um esforço notável para vencer.
Este evento só foi possível com a participação e colaboração dos alunos, famílias, Sporting Clube de Braga, Câmara Municipal de Braga, Projecto Desporto Escolar, Equipa da Educação Especial e outros docentes e funcionários.
Patrocinaram esta actividade as seguinte entidades: Associação de Pais da EB2,3 do Cávado, Junta de Freguesia de Panóias, Junta de Freguesia de Merelim S. Paio, Eurest, FDG Fiação da Graça, S.A, Finibanco, Iluminho, Móveis Jacinto e Companhia Hortícola do Minho  
Esta iniciativa teve por objectivos promover o respeito pela diferença; promover uma Escola Inclusiva e incentivar a entreajuda, desenvolver atitudes que respeitem a igualdade de oportunidades; promover o conhecimento sobre a modalidade; promover a articulação inter-escolas; conhecer as regras da modalidade; e motivar os alunos para o conhecimento e valorização da prática desportiva de pessoas com Necessidades Educativas Especiais.



Trabalho realizado pelos alunos do 1º ano da EB1 de Merelim S. Paio.

VIAJAR NAS HISTÓRIAS
“A História da Baleia”
Uma baleia que comia todos os peixes que ia encontrando, um salmonete vermelhete que nadava sempre atrás da orelha direita da baleia e um marinheiro naufrago, de calças de ganga azul e suspensórios encarnados realizam uma viagem que despertou curiosidade, empatia e entusiasmo nos pequenos ouvintes do 1º e 2º anos das escolas do agrupamento. Numa adaptação do conto de António Sérgio, Elza Mesquita e Ana Pereira motivaram as crianças para a elaboração das variadas  propostas de trabalho que realizaram.
A leitura das obras “Ninguém dá Prendas ao Pai Natal” de Ana Saldanha e “As Visitas do Pai Natal” de José Viale Moutinho serviram de mote à realização de actividades de escrita e ilustração que estimularam a imaginação e a criatividade dos ouvintes de palmo e meio do agrupamento. Foram ainda elaborados postais de Natal que as crianças do pré escolar e 1º ciclo trocaram. Trabalhos realizados pelos alunos da EB1 de Panóia.
Trabalhos realizados no âmbito do Projecto Artes e Ofícios, coordenado pela Profª Rosário Gomes


Clube da Floresta promove Ambiente mais Saudável
O Clube Floresta d’Água iniciou as suas actividades deste ano lectivo com a Comemoração do Dia de S.Martinho, tendo os alunos realizado trabalhos com castanhas com muita criatividade e proporcionado na sala de professores um momento de Poesia com castanhas, declamando o poema “ O homem das castanhas” de José Ary dos Santos.
Para comemorar o dia da Floresta Autóctone, dia 23 de Novembro, o Clube da Floresta apresentou uma pequena exposição de espécies autóctones (vidoeiro, ácer, carvalho alvarinho, carvalho negral, azevinho, castanheiro, medronheiro, tília, entre outras), provenientes de um Parque Florestal e que foram plantadas pelos alunos do Clube no jardim da escola. Esta actividade permitiu dar a conhecer aos alunos não só algumas das espécies que existem no espaço ajardinado da nossa escola mas também sensibilizar para a protecção da floresta autóctone.
Esta actividade, integrada na Semana da Ciência e Tecnologia, contou com a divulgação aos alunos do ano 2011 como Ano Internacional das Florestas e de outras iniciativas a nível internacional de defesa do ambiente, nomeadamente a Campanha da Comissão Europeia do Ambiente intitulada “Biodiversity We Are All In This Together”, para recordar o Ano Internacional da Biodiversidade.
As professoras responsáveis pelo Clube Floresta d’Água consideram que os alunos são muito dinâmicos e ímpares pela dedicação e alegria que irradiam e pelo excelente relacionamento interpessoal que têm desenvolvido. Assim,  irão continuar a caminhar pela floresta a semear e a plantar sentimentos que façam crescer nos jovens a responsabilidade partilhada de serem cidadãos mais participativos e críticos e defensores da floresta e do ambiente.

As professoras responsáveis pelo Clube Floresta d'Água,
Dolores Leite e Lory Pereira






Comemoração do dia de S. Martinho
No dia 11 de Novembro o Clube da Floresta Mágica do Jardim de Infância de Panoias comemorou o dia de S. Martinho no Mosteiro de S. Martinho de Tibães. No período da manhã as crianças exploraram a Cerca estabelecendo uma relação directa com a natureza. Depois do almoço que decorreu num clima de confraternização as crianças tiveram oportunidade de assistir a um teatro de marionetas denominado “O Cavaleiro de Sol”, que retrata a lenda de S. Martinho, padroeiro deste Mosteiro. No final do dia realizou-se um magusto tradicional em que tivemos o privilégio da visita do professor Jorge Lage que nos apoiou nesta actividade.
Encontro dos alunos do 2º ciclo com a ilustradora Marta Neto. Esta actividade foi desenvolvida na aula de Educação Visual e Tecnológica, em articulação com a Biblioteca Escolar e a disciplina de Oficina de Artes.



Actividades da Semana da Ciência e da Tecnologia promovem a literacia científica
Na Semana da Ciência e da Tecnologia, que decorreu de 22 a 26 de Novembro, a Secção de Ciências dinamizou três tipos de actividades às quais foram atribuídos nomes específicos de acordo com os objectivos propostos. Assim, a actividade designada "Ciência no Laboratório" foi um espaço dinamizado no dia 23 de Novembro, na sala do aluno, com arealização de actividades de laboratório interactivas, em parceria com técnicos de saúde do Intituto Superior de Saúde do Alto Ave (ISAVE). A exposição "Ciência em casa/ciência na família", esteve patente ao longo da Semana C&T com a apresentação de brinquedos científicos dos alunos e permitiu a criação de um ambiente pedagógico e lúdico que atraiu muitos alunos, despertando a curiosidade e sensibilidades para a relação "Ciência, tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Os alunos tiveram oportunidade de experimentar telescópios, um dos microscópios  e o caleidoscópio disponíveis e de conhecer outros objectos científicos. Outra actividade de destaque na semana C&T foi o Concurso "Ciência online" intitulado "Liga-te à Ciência", que consistiu em 24 questões de escolha múltipla, desafio no qual os alunos participaram recorrendo à plataforma Moodle. As actividades organizadas pela Secção de Ciências pautaram-se pela primazia na participação e interesse dos alunos nas iniciativas propostas.

A Representante da Secção de Ciências 

O bolo na caneca ... na Biblioteca na Semana da C & T.
 A Química e a Física explicam!


Cheirou bem na biblioteca e soube muito melhor aos alunos da Escola 2,3 do Cávado ao saborearem o bolo de chocolate na caneca que os finalistas prepararam para os colegas mais novos, na Semana da Ciência e da Técnica, entre 22 e 26 de Novembro.
Foram várias surpresas numa só ida à Biblioteca, por convite dos alunos do 9º ano: a confecção de um bolo na Biblioteca, a confecção de um bolo numa caneca em três minutos, no microondas, a explicação que a CIÊNCIA tem para o êxito do produto final - o bolo, a presença da CIÊNCIA na cozinha das nossas casas e, principalmente, a degustação de um bolo delicioso na biblioteca, onde apenas é suposto tratar de livros.
Mas os livros, os LIVROS que falam de aspectos surpreendentes da CIÊNCIA também lá estavam, e continuam a estar à disposição de todos. Alguns bem curiosos, vejam os testemunhos de alguns alunos no Placard das Notícias da Ciência.

Referidos os ingredientes e o procedimento para a execução da receita e enquanto se esperava que o bolo ficasse pronto, os alunos mais velhos explicaram que na confecção de um bolo, na biblioteca ou na cozinha de cada um, usamos aspectos da CIÊNCIA que estudamos na escola, na disciplina de Ciências Físico-Químicas.
Relevamos apenas dois aspectos do que, na gastronomia molecular se chama bolo esponja: o papel do fermento, que contém um ácido e uma base - o bicarbonato de sódio - que no seio de substância líquida, contendo água, reagem entre si, produzindo milhões de bolinhas – o dióxido de carbono - que vão contribuir para tornar os bolos mais leves. A farinha em contacto com um líquido – leite ou outro - faz com que as proteínas nela existentes se liguem entre si e formem como que uma “rede forte e elástica” – o glúten. Consoante a preparação culinária que estamos a fazer é desejável ou não que esta rede se forme. Ela é desejável quando fazemos pão, ou massa folhada, mas não é desejável quando fazemos um bolo, uma massa de tarte ou crepes, pois torná-los-ia duros. Nestes casos apenas se deve envolver cuidadosamente a farinha com os restantes componentes.
Para que a experiência poça ser feita por todos, fica a receita e bom apetite.

Bolo na Caneca
Ingredientes
1 ovo pequeno
4 colheres (sopa) de leite
2 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa)de farinha de trigo
1 colher ( café) de fermento em pó

Procedimento
Coloque o ovo na caneca e bata bem com o garfo.
Acrescente o óleo, o açúcar, o leite, o chocolate e bata mais.
Acrescente a farinha e o fermento e envolva delicadamente.
Leve ao microondas na potência máxima durante 3 minutos.
Nota: A medida da colher é sempre rasa.


                                              Alunos do 9º ano e a Professora Maria Raquel Santiago