Comemoração do Dia Mundial de Luta contra a SIDA
Nos Dias 30 de Novembro e 2 e 3 de Dezembro, os alunos das turmas B, C e E do 9º ano distribuíram pelos diferentes elementos da comunidade educativa um Kit SIDA para assinalar o Dia Mundial de Luta contra a Infecção VIH/SIDA. O Kit SIDA criado pelos alunos continha um porta-chaves, um lápis, uma régua e panfletos informativos cedidos pela Coordenação Nacional para a Infecção do VIH/SIDA e a sua distribuição aos professores, assistentes operacionais , alunos dos 8º e 9º anos de escolaridade e alunos do CEF teve como principal objectivo sensibilizar a comunidade educativa para a problemática da infecção VIH/SIDA, desenvolvendo simultaneamente atitudes promotoras de saúde. A actividade foi dinamizada pela professora de Ciências Naturais do 9º ano, em articulação com o Projecto Educar para a Saúde e Educação Sexual (PESES) e o projecto de Artes e Ofícios. Os alunos envolvidos na dinamização da actividade evidenciaram elevado espírito de equipa e muito empenho no trabalho que lhes foi proposto.



Campanha de sensibilização para o "Dia Mundial de Luta Contra a Sida"
8º anos - Área de Projecto
(em articulação com o Projecto Educar para a Saúde e Educação Sexual, Projecto Educação Sexual de Turma, Disciplina de Ciências Naturais, Projecto aLer+ e Projecto Comunicação)

MINI-OLIMPÍADAS DE ATLETISMO
“Mais rápido, mais longe e mais alto”

No dia 11 de Novembro de 2010, decorreram na nossa escola as Mini-Olimpíadas de Atletismo, dinamizadas pelos docentes da secção disciplinar de Educação Física.
As Mini-Olimpíadas de Atletismo englobaram a realização de três especialidades do Atletismo, nomeadamente: a corrida de velocidade, o salto em comprimento e o salto em altura. A participação dos alunos pautou-se por um empenho elevado e de grande competitividade, nomeadamente no concurso de salto em altura onde os dois alunos finalistas, através de uma disputa renhidíssima, proporcionaram um excelente espectáculo a todos os presentes.
Participaram nesta actividade 77 alunos do 2º Ciclo e 73 alunos do 3º Ciclo, perfazendo um total de 150 alunos de ambos os géneros, que durante toda a actividade demonstraram entusiasmo, respeito pelas regras de competição e espírito desportivo. A todos os alunos participantes parabéns pela participação e pelo desempenho prestado nas provas realizadas.















Encontro com o Dr. Eduardo Jorge Madureira, Director Pedagógico do Jornal Público, na Escola EB 2,3 do Cávado. Actividade realizada pela Equipa do Jornal Escolar e pela Biblioteca Escolar do Agrupamento.

            Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado dedica semana à alimentação saudável

O Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado assinalará, na semana de 18 a 22 de Outubro de 2010, a importância da alimentação saudável, na sequência do Dia Mundial da Alimentação, comemorado a 16 de Outubro, com um conjunto variado de actividades que abrangem toda a Comunidade Escolar.
Sob o lema “Comer para ser”, a Equipa do projecto PESES do Agrupamento – Projecto de Educação para a Saúde e Educação Sexual – nomeadamente as Professoras Alexandra Dias, Sónia Carvalho e Sofia Damiana e a Enfermeira Ana Paula Ferreira (interlocutora da Saúde Escolar do ACES Cávado I - Unidade de Cuidados na Comunidade Braga Saudável), pôs em acção algumas actividades de sensibilização e promoção das boas práticas alimentares, como factores decisivos para um bom crescimento e para a prevenção de doenças relacionadas com a alimentação, nomeadamente através de acções de sensibilização e actividades lúdico-didácticas, tais como palestras, uma peça de teatro ou a criação de uma “Brigada da Alimentação Saudável”, constituída por alunos das turmas B e C do 9.º Ano, reforçando desta forma o compromisso dos alunos na prática de uma alimentação saudável.
Na inauguração da semana de comemorações, dia 18 de Outubro, foi distribuída pela Comunidade Educativa, a meio da manhã, uma maça e uma tosta com compota.
No dia 20 de Outubro, o Agrupamento brindará a sua comunidade com uma peça de teatro, intitulada “O dia em que a barriga rebentou”, representada pelos alunos da turma F do 6.º Ano e que alerta para os perigos dos excessos alimentares e da ingestão excessiva de alimentos ricos em gorduras saturadas e açúcares, directamente relacionados com doenças alimentares. Neste contexto, no dia 21 de Outubro realizar-se-á, também, a sessão de sensibilização “Diabetes para miúdos”, destinada aos alunos do 6.º Ano de Escolaridade.
No dia 22 de Outubro, e tendo em conta que é fundamental educar Pais/Encarregados de Educação para fomentar a educação alimentar dos mais novos, o Agrupamento promove a acção de sensibilização “Alimentação para Miúdos e Graúdos”.
Na cantina escolar, ao longo de toda a semana, será implementada a campanha “Cinco dias, cinco cores”, através da criação de individuais para tabuleiros, cada dia de sua cor – vermelho, verde, laranja, roxo e branco – apelando para a importância dos diferentes perfis nutricionais dos alimentos de acordo com a sua cor. Ainda neste âmbito, a “Brigada da Alimentação Saudável” distribuirá fruta pelos alunos e sensibilizá-los-á para a necessidade de variar os alimentos e colorir as refeições. Das comemorações desta semana faz, ainda, parte uma actividade de leitura de rótulos, dinamizada pela Biblioteca Escolar e a leitura e análise do panfleto “Uma chave para a sua saúde” e a aplicação do teste “Tens uma Alimentação Saudável?”, na aula da área curricular não disciplinar de Formação Cívica de todas as turmas.
A concretização da Semana da Alimentação “Comer para Ser” resultou da articulação de vários projectos do Agrupamento (Projecto PESES, Projecto aLER+ e Projecto Comunicação) com a Associação de Pais/Encarregados de Educação da EB 2,3 do Cávado e o ACES Cávado I.