O Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado associou-se às Comemorações do Centenário da República, levando a cabo algumas iniciativas e actividades que tiveram como objectivo envolver, nas Comemorações do Centenário, a comunidade na qual a escola se insere. Com essa finalidade, foi constituída uma parceria com os Serviços Educativos do Mosteiro de S. Martinho de Tibães, que teve como objectivo a divulgação pública, não só dos trabalhos realizados pelos alunos, mas também do conhecimento dos meandros da Revolução Republicana e das alterações que em Braga e Portugal se produziram, tornando este conhecimento acessível à comunidade.
Neste contexto o Departamento de Ciências Humanas e Sociais organizou um conjunto de actividades comemorativas do Centenário da República.
No dia um de Outubro e numa sessão muito participada, realizou-se uma palestra no Mosteiro de Tibães, proferida pelo Doutor Rodrigo Azevedo que abordou a temática da educação e do papel da mulher durante a primeira República.
No dia três de Outubro, alunos e professores recriaram no Mosteiro de Tibães, a ambiência da época republicana.
Estiveram ainda patentes três exposições: “Os Presidentes da República e “Braga no limiar da Revolução Republicana”, com trabalhos realizados por alunos do 8º ano, em Área de Projecto, no ano lectivo 2009-2010 e a exposição “A evolução das Bandeiras ao longo da nossa História”.
Estas actividades foram realizadas em articulação com a Biblioteca Escolar.